© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

Primeira capa feita pela autora,

que deu origem à oficial, 

confeccionada pela Chiado Editora.

Os Bastidores dE

O espelho do monge

   A história dO Espelho do Monge, livro de estréia de Rosana, começou a ser escrita em meados de 2011 e evoluiu até aproximadamente novembro do mesmo ano, onde foram escritos todos os capítulos da Primeira Parte até o inicio do capítulo 3 da Segunda Parte, parando antes de iniciar o Baile de Máscaras. A escrita foi retomada somente oito meses depois e concluída em menos de dois meses, no dia 22 de agosto de 2012.

          Depois de quase dois anos de procura por publicação gratuita, houve a decisão de investir, mediante um empréstimo pessoal, para que O Espelho do Monge chegasse aos leitores. O contrato com a Chiado Editora foi assinado em 10 de dezembro de 2014 e o lançamento oficial se deu em 15 de maio de 2015.

                                           sobre o contexto da obra na vida da autora.

A capa

        A capa foi elaborada pela autora e confeccionada pela editora com o objetivo de atrair a atenção para o elemento principal da história: o Espelho.

          O Espelho, na história, é simbolo de uma realidade maior e mais complexa, uma entrada para um nível mais profundo do ser humano.   O Espelho chama... como um portal, quer atrair uma imagem para refletir sua verdade mais profunda e surpreendente. As cores sombrias simbolizam a penumbra das almas e preveem o impacto da luz. O objeto é simples, redondo como o ciclo da vida, mas também lembra uma aliança, algo sem fim, eterno. A forma redonda do Espelho visa também levar à eternidade, algo bem maior do que nossa realidade terrena. Seu tom dourado envelhecido, simboliza nobreza e tradição.

            O padrão e simbologia das cores escolhidas na primeira capa foram acompanhadas nos outros dois volumes, que, na época, nem sonhavam serem escritos.

O LANÇAMENTO

        O lançamento aconteceu no auditório do colégio Salesiano São José de Campinas, onde a autora recebeu amigos, conhecidos e também os alunos para a apresentação do livro e sessão de autógrafos.

       Contou com ajudas muito especiais, sua filha Maria Luiza na maquiagem, sua amiga Leticia, no cabelo, suas amigas Luciane Bidóia e Aline Mendes no cardápio, sua equipe: Paula (sua irmã), Maurício Coluccini, Kátia Azzi, Andréia Souza e Almir Rivas, na organização e a equipe do colégio na estrutura do evento, pessoas as quais agradece muito!

      A noite de lançamento contou com presença de, por volta, cem pessoas.

     Foi o início público de sua carreira como escritora.

Assista aos vídeos

de apresentação do livro!

aprendizado

      Após o lançamento, Rosana, a partir de seu encontro com a autora Keila Gon, promovido por sua amiga Ana Paula Marcatti, teve conhecimento de eventos importantes em sua cidade: Esteve presente na Semana do Livro Nacional, promovida na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas, com apresentação de Helena Andrade, e também na Primeira Praxe Literária, promovida na Livraria Leitura do Shopping Dom Pedro Campinas, na pessoa do sr. Raul Henrique, com apresentação de Letícia Dutra, Adriana Mantovanelli e Helen Takahashi. Foram eventos importantes, onde sua simples presença como leitora a introduziu em um universo enriquecedor de experiências e aprendizado, sem contar com o início de relacionamentos especiais de amizade e parceria.

       Eventos importantes não só para autores e leitores, mas também para a divulgação e valorização de toda a Nova Literatura Nacional.

Keila Gon e

Rosana Dias Vitachi

Letícia Dutra e Rosana

- 1ª Praxe Literária

Rosana e Helena Andrade - Semana do Livro Nacional

OEDM NA TV

  Ainda em 2015, Rosana foi convidada a duas participações no programa ao vivo Você pode ser Feliz, da TV Século XXI, onde respondeu à entrevista e apresentou seu livro OEDM: uma  antes e outra depois do lançamento.

   Uma oportunidade única de divulgar seu trabalho também pela tela da TV brasileira.

ENCONTRO COM A AUTORA

    A Chiado Editora juntamente com a Fnac Livraria promoveram em novembro do mesmo ano (2015) um Encontro com a Autora, onde compareceram vários leitores e amigos para uma noite de bate-papo com Rosana no espaço da livraria em Campinas, no Shopping Dom Pedro.

  Nessa noite, além da apresentação dos book trailers do livro, foi inaugurado um espaço virtual ,ainda pequeno, contendo um pouco das informações que colocamos aqui e com o mesmo objetivo: o blog "Bastidores", com o endereço: oespelhodomonge.blogspot.com, a "primeira sementinha" deste site.

   A apresentação do evento foi feita por Paula Regina (irmã da autora), as fotos foram tiradas pelo amigo Carlo Romano, que também tirou as fotos do lançamento e a equipe da Fnac cedeu um seu espaço com ótima estrutura, o que proporcionou uma noite agradável e enriquecedora. Foram distribuídos brindes para divulgação do blog (lápis) e sorteados mimos de O Espelho do Monge entre os presentes.

     A Arte Náutica, primeira parceria da autora, na pessoa da Bárbara, cedeu dois de seus lindos espelhos para o evento, que compuseram os kits sorteados, contando também com duas lindas camisetas do livro, além de outros. 

   Esse evento foi importante para firmarmos a parceria para o lançamento do segundo livro da Trilogia do Espelho, OEDM - A Perseguição, que se daria em agosto de 2016. 

      Os livros permaneceram à venda na livraria após o evento.

OUTROS EVENTOS

     Já no ano de 2016, Rosana participou de dois eventos importantes na cidade. Ambos aconteceram em março: Praxe Literária, 2ª Edição e 1º Amo Ler Brasil. Nesses eventos ela teve a oportunidade de apresentar seu primeiro livro, O Espelho do Monge, participando da mesa dos autores convidados.

     A Segunda edição da Praxe Literária se deu no mesmo local da primeira, na Livraria Leitura do Shopping Dom Pedro, com a apresentação da mesma equipe da primeira edição e o Primeiro Amo Ler Brasil se deu nas dependências da Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas, com a promoção e apresentação da equipe do Blog Mato por Livros, Ana, Carol, Vanessa e Fernanda Braga.

   Foram confeccionados brindes especiais para os eventos, como pequenos espelhos de bolso, bottons e marcadores, além do sorteio de kit Livro OEDM + espelho Arte Náutica.

Praxe Literária 2ª Edição

  Nesse mesmo ano, participou também do evento virtual Ressacatona 2ª edição, como autora convidada da Praxe Literária a apresentar seu trabalho, interagindo com leitores, respondendo a perguntas e cedendo um exemplar de seu livro para sorteio nesse encontro online via Facebook.

1º Amo Ler Brasil

    Também presente em outros lançamentos importantes na cidade, Rosana teve a honra e alegria de presentear com um exemplar de seu livro autores renomados internacionalmente, como dr. Augusto Cury e Alex Catharino.

Lançamento Gestão da Emoção - Augusto Cury

Lançamento Russel Kirk - Alex Catharino